MOÇAMBIQUE QUER MUDAR LEI PARA ATRAIR INVESTIMENTO

 

O Presidente moçambicano, Fili­pe Nyusi, afirmou quinta-feira, em Lisboa, que é necessária nova legis­lação que promova o investimen­to do sector privado em Moçambi­que.

Nyusi disse ajornalistas, após um encontro com o Presidente português, Cavaco Silva, que a de­legação que o acompanha “é uma mensagem para a procura” de si­nergias e de mais parcerias.

“Moçambique não é uma ilha, precisamos de força”, afirmou Nyusi referindo-se directamente à legislação moçambicana sobre empresas que, acrescentou, “tem de facilitar negócios”.

“Queremos criar bases para ò sector privado”, declarou o chefe de Estado, enfatizando os contac­tos que vão ser mantidos pela de­legação que iniciou quinta-feira uma visita oficial a Portugal.

Durante a tarde de ontem, Fi­lipe Nyusi e Pedro Passos Coelho, anunciaram que debateram for­mas de facilitar a circulação de ci­dadãos entre os dois países duran­te um encontro em São Bento. Se­gundo o comunicado de impren­sa distribuído após o encontro en­tre as delegações dos dois países, o Presidente moçambicano e o pri-meiro-ministro português, a ideia é facilitar a circulação de estudan­tes e empresários e homens de ne­gócios, aumentando as trocas co­merciais e fomentando o inter­câmbio ao nível do Ensino.

No entanto, o modelo não está ainda definido, porque Portugal faz parte do espaço Schengen, onde são aplicadas regras gerais que não podem ser ultrapassadas por acor­dos bilaterais.

FONTE: Jornal de Negócios