Elementos das entidades parceiras do projeto integraram uma missão de contacto a Moçambique entre os dias 27 de fevereiro e 7 de março de 2015.
O principal objetivo desta missão foi o de estabelecer contacto com os principais interlocutores institucionais bem como com importadores e distribuidores locais e com eles encontrar formas de colaboração que facilitem o acesso das empresas e dos produtos da região Interior Norte e Centro de Portugal ao mercado moçambicano.
Assim, foram contactadas entidade locais como o IPEME – Instituto de Promoção de PME’s, o CPI – Centro de Promoção de Investimentos, a Câmara de Comércio Moçambique Portugal, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique, o Banco Millennium BIM e a empresa Vasconcelos Porto e Associados. A missão foi ainda recebida pelo Diretor de Centro de Negócios da AICEP Portugal Global em Moçambique, entidade que colaborou na organização desta visita. Foram ainda realizados contactos com diversos importadores e distribuidores locais, particularmente orientados para os produtos agroalimentares.
Moçambique é um país em desenvolvimento e que oferece um vasto conjunto de oportunidades, quer para as empresas que pretendam aí colocar os seus produtos, quer para quem pretenda investir e desenvolver um negócio neste mercado. É um país que importa grande parte do que consome e onde o poder de compra tem vindo a crescer, resultando como um mercado com potencial para os produtos portugueses, bastante reconhecidos localmente pela sua qualidade. Apresenta ainda variadas potencialidades em termos de investimento e criação de negócios, nomeadamente na agricultura, agroindústria, logística e transportes, turismo e mesmo comércio e serviços.
Ainda assim e apesar destas potencialidades, Moçambique revela-se um mercado com bastantes condicionalismos e dificuldades, fruto do seu ainda débil desenvolvimento. Por essa razão, investir ou exportar para Moçambique exige um conhecimento bastante profundo do mercado e das suas formas de atuação, informação que as entidades parceiras podem agora disponibilizar às empresas de forma mais eficaz e conhecedora.